quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Sequência Didática.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

a) Dados de Identificação:

Professoras – Carine Flores, Fabiane de Menezes, Ketylin Oliveira, Luana Martins, Mariana Baumhardt, Renata Savegnago.

Disciplinas – Ciências (Ciências da Natureza), Arte (Linguagens), História e Geografia (Ciências Humanas)

Ano – 5º ano do Ensino Fundamental

b) Tema: Ética

c) Objetivo Geral e Específicos:

- Objetivo geral:

Entender que ética é um conjunto de normas e princípios            que norteiam a boa conduta de toda ação humana e, para uma boa convivência em comunidade, necessitamos desenvolver a consciência crítica nos alunos para a construção de uma sociedade mais justa e humanizada.

– Objetivos específicos:

Compreender o conceito de ética;

Transmitir a importância do comportamento ético e do exercício da cidadania;

Conceber princípios éticos na escola e na comunidade;

Conhecer os deveres e direitos do cidadão na sociedade;

Pesquisar e propor mudanças de hábitos e atitudes visando cuidados com a saúde, com as relações sociais e com a sustentabilidade socioambiental;

Entender processos sociais, econômicos e ambientais, em escalas temporais e espaciais que caracterizam ritmos e modos de vida de grupos étnico-culturais;

Reconhecer nas regiões brasileiras a presença das matrizes indígenas africanas e de outras origens.

d) Área: As áreas estudadas serão as Ciências Humanas, sendo que o Componente Curricular é a Geografia, na Etapa do Ensino Fundamental do 5º ano. O Eixo escolhido foi “Responsabilidades e o mundo” e o Tema Transversal é a Ética.

e) Recursos Didáticos a serem utilizados: Data show, materiais recicláveis, jornais, revistas, cartolinas, folhas brancas, cola, tesouras.

f) Desenvolvimento do tema:

Abordagem Teórica:

A Ética é responsável pela investigação de princípios que disciplinam e norteiam o comportamento humano. Do grego “ethos”, significa bom costume, essencial na organização da vida social e primordial para educar um indivíduo que seja consciente de suas obrigações e direitos na sociedade. Devido ao homem viver em sociedade, a ética está ligada às regras estabelecidas por meio de leis que se adequam ao modo de vida da sociedade.

A escola tem como função realizar conjuntos de práticas com o propósito de colaborar para que os alunos consigam se apropriar de conteúdos sociais e culturais de forma crítica e construtiva.

Para isso, temos o auxílio dos PCNs que nos dão uma referência em relação à ética e à moral, salientando um caráter crítico e de reflexão. Segundo este documento, a ética é a possibilidade de reger as próprias ações e tomadas de decisão.

Os conteúdos, a respeito de Ética, a fim de se priorizar a harmonia e bom senso na convivência escolar são:

- Respeito Mútuo

- Justiça (direitos e deveres do cidadão)

- Diálogo

- Solidariedade

O papel da escola é propor atividades que levem o aluno a pensar seu comportamento e dos outros a partir de ideias e não de métodos prontos. A educação é construtora da ética em nossa sociedade, e é por meio dela que precisamos enfatizar o modo de desenvolver o caráter prático do pensamento que está no meio da educação.

Portanto, a Ética é um fator essencial na vida social, necessitando ser trabalhada de forma transversalizada em todas as áreas do conhecimento humano, desde a Educação Infantil até o Nível Superior.

 

Abordagem Prática (atividades)

Segunda–feira:

1º momento: Para dar início à aula apresentaremos alguns questionamentos em relação ao tema “ética”, para ver o entendimento dos alunos ao referido tema;

- Vejo meu colega deixar cair seu dinheiro no chão. O que devo fazer?

- Estou numa fila enorme e meu colega que está na frente me oferece “frentinha”. O que devo fazer?

- Não estudei para a prova e meu colega do lado sabe tudo e deixa a prova à vista. Colo ou não colo?

Desta forma, dividiremos a turma em seis grupos, sendo que daremos a cada um deles uma palavra-chave relacionada ao tema “ética”;

A partir disso, os alunos deverão construir um conceito para cada palavra, a fim de apresentarmos aos colegas a compreensão a respeito do assunto.

2º momento: Apresentar o conceito de ética comparando com as repostas formuladas pelos alunos, de modo que os mesmos possam refletir e avaliar se o que responderam anteriormente está de acordo com os princípios éticos.

 

3º momento: Apresentar aos alunos dois vídeos relacionados à temática ética:

- “Vídeo ética equipe 4”

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PhifYyhattQ

 

- “Os 10 mandamentos da ética”

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CbJug2LZRxA

4º momento: Propor um momento reflexivo em relação a tudo o que foi exposto e discutido durante a tarde, na aula de Geografia.

 

Terça–feira:

1º momento: Discutiremos sobre a ética nas escolas, para tanto, abordaremos o problema do “Bullying”. Assim, contaremos duas histórias reais do livro “BULLYING E EU – Histórias de Pátio de Escola”, de Ouisie Shapiro;

2º momento: Solicitar aos alunos que compartilhem histórias que tenham visto ou vivido em relação ao bullying, ou seja, histórias de discriminação e preconceito no dia a dia das escolas;

3º momento: A professora deverá explicar e aprofundar toda a problemática que envolve a prática do bullying, tais como: comportamento agressivo e dominador, brincadeiras de mau gosto, discriminação, preconceito, suicídio, evasão escolar, baixo rendimento na aprendizagem, dentre outros.

 

Quarta-feira:

1º momento: Visitar, juntamente com os alunos, uma usina de reciclagem de lixo, a fim de se observar e compreender a importância da separação dos diferentes tipos de lixo e o seu devido descarte e o quanto isto está relacionado a uma prática ética em relação ao meio ambiente.

2º momento: Solicitar aos alunos que tragam materiais recicláveis previamente selecionados de seus descartes domésticos, para a realização de trabalhos artísticos.

 

 

 

Quinta-feira

1º momento: Um diálogo entre professor e alunos referente à visita realizada à usina de reciclagem, a fim de constatar-se a impressão que os alunos tiveram.

2º momento: A partir desse diálogo a professora solicitará aos alunos a realização de atividades com materiais que os alunos trouxeram de suas casas.

3º momento: Exposição de suas obras artísticas em sua sala de aula, para apreciação de toda a turma.

 

Sexta-feira

1º momento: Propor aos alunos a seguinte reflexão:

- O que vem à sua cabeça quando escuta a palavra “ética”?

A professora escreverá as palavras levantadas no quadro para a reflexão dos alunos.

2º momento: Após esta atividade, a professora debaterá com a turma a temática ética relacionando com diversidade étnico-cultural, racismo, corrupção na sociedade e na política, religião, entre outros.

3º momento: A professora distribuirá revistas, jornais, cartolina, tesouras e cola para a turma, dividindo-a em grupos, a fim de que confeccionem um mural de notícias relacionadas ao tema “ética”;

4º momento: Apresentação de cada grupo com sua respectiva notícia.

 

g) Avaliação: A avaliação vai acontecer durante todo o período de realização das atividades de uma semana. Ao final destas atividades previstas, os alunos serão avaliados pelo que aprenderam durante esta semana.

Avaliando-se desta forma, no conjunto, propicia a participação e o empenho dos alunos, pois o que mais vai contar será a totalidade do processo de aprendizagem e não somente o seu final.

 

h) Referências:

Brasil. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2015.

______. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2015. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 25 nov. 2015.

Blog Ética e Escola. Disponível em: <http://eticaeescola.blogspot.com.br/.>. Acesso em: 25 nov. 2015.

SHAPIRO, O. Bullying e eu: histórias de pátio de escola. Blumenau, SC: Ed. Todolivro. 2012.

 

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